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Chestertoninas: Democracia de ricos e pobres

Tudo em nossa poca, quando examinado com cuidado, tem essa qualidade fundamentalmente no democrtica. Em religio e moral devemos admitir, em abstrato, que os pecados das classes educadas so to numerosos quanto, ou talvez mais numerosos que, os pecados do pobre e ignorante. Mas, na prtica, a grande diferena entre a tica medieval e a nossa que a nossa concentra a ateno nos pecados dos ignorantes e, praticamente, nega que os educados tenham pecados. Sempre falamos sobre o pecado da intemperana em relao bebida, pois muito bvio que o pobre o comete mais que o rico. Mas sempre negamos que exista algo como o pecado do orgulho, pois muito bvio que o rico o comete mais que o pobre. Estamos sempre prontos a transformar um homem educado, que visite os casebres para dar gentis conselhos aos pobres, num santo ou num profeta. Mas a idia medieval de santo ou profeta era algo completamente diferente. O santo ou profeta medieval era um homem iletrado que entrava nas casas elegantes para dar gentis conselhos aos homens educados. Os antigos tiranos tinham suficiente insolncia para despojar os pobres, mas no tinham suficiente insolncia para fazer-lhes pregaes. Eram os cavalheiros que oprimiam os bairros miserveis; mas eram os bairros pobres que exortavam os cavalheiros. E assim como no somos democrticos em f e moral, pela nossa prpria natureza de propsito em tais questes, no somos democrticos no tom da prtica poltica. Prova suficiente de que no somos essencialmente democrticos estarmos sempre imaginando o que fazer pelos pobres. Se fssemos democrticos, estaramos imaginando o que os pobres fariam por ns. Nossa classe governante est sempre dizendo: Que leis devemos fazer?. Num estado puramente democrtico, sempre estariam dizendo: Que leis podemos obedecer?. Um estado impecavelmente democrtico talvez nunca tenha existido. No entanto, at mesmo o perodo feudal era, na prtica, muito mais democrtico, pois todo potentado feudal sabia que qualquer lei que fizesse iria, com toda a probabilidade, surtir efeito sobre ele. As vestes luxuosas poderiam acabar, caso desobedecesse a uma lei sunturia [Nota: Lei de exceo que, em poca de crise econmica, restringe gastos do governo e particulares em itens luxuosos ou suprfluos]. Sua cabea poderia ser cortada por alta traio. Mas as leis modernas so quase sempre leis feitas para produzir efeito sobre a classe governada, mas no sobre a governante. Temos leis de licenciamento de bares, mas no leis sunturias. Isto , temos leis contra a festividade e a hospitalidade dos pobres, mas no contra a festividade e a hospitalidade dos ricos. Temos leis contra a blasfmia isto , contra um tipo de falar grosseiro e ofensivo a que ningum, exceto um homem rude e obscuro, provavelmente se entregaria. Mas no temos leis contra a heresia isto , contra o envenenamento mental de toda a populao, em que apenas um homem prspero e proeminente teria provvel sucesso. O mal da aristocracia no necessariamente infligir coisas ms ou sofrimentos dolorosos; o mal da aristocracia colocar tudo nas mos de uma classe de pessoas que sempre pode impor o que nunca sofrer. O que quer que nos inflijam, seja de boa ou m inteno, faz com que se tornem igualmente levianos. O argumento contra a atual classe governante inglesa no ser, no mnimo, egosta; se quisermos, podemos considerar as oligarquias inglesas por demais altrustas. O principal argumento contra tal classe simplesmente que ao legislar para todos, se exclui da legalidade.

G. K. Chesterton, Hereges

Fonte:http://sumateologica.wordpress.com/2011/05/12/chestertoninas-democracia-de-ricos-e-pobres/

 

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